quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Paraguai não continuará a 'ceder' energia ao Brasil, diz presidente


O presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou nesta quarta-feira (8) que o país não pretende continuar a "ceder" energia ao Brasil e à Argentina, países dos quais é sócio nas hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá, respectivamente.
"Não estamos dispostos a seguir cedendo nossa energia. E prestem bem atenção que uso a palavra ceder. Porque o que estamos fazendo é ceder ao Brasil e à Argentina, nem sequer estamos vendendo", disse ele, de acordo com discurso publicado na página do governo paraguaio.
Federico Franco, presidente do Paraguai, diz que país não continuará a 'ceder' energia para o Brasil (Foto: Divulgação/Governo do Paraguai)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nasa divulga primeiro vídeo colorido de Marte após pouso do Curiosity


A agência espacial americana (Nasa) divulgou o primeiro vídeo com imagens coloridas do pouso do robô Curiosity em Marte, que ocorreu na segunda-feira (6) após uma viagem de oito meses e meio e 352 milhões de quilômetros.São 297 quadros em stop-motion, em baixa resolução (192 por 144 pixels), que revelam os dois minutos e meio finais de descida do veículo ao planeta vermelho, quando o escudo térmico que protegia o jipe foi liberado, e também três segundos depois disso.
Na imagem abaixo, o Mardi mostra o escudo térmico de 4,5 metros de diâmetro quando estava a 16 metros da nave (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
Câmera Mardi, localizada no Curiosity, mostra o momento após o escudo térmico de 4,5 m de diâmetro ter se desprendido do robô, a uma distância de 16 metros.FONT:G1

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Nave espacial registra chegada de jipe-robô Curiosity a Marte

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) fez imagens da descida do jipe-robô Curiosity em Marte. A fotografia, feita com a câmera de alta resolução da nave, mostra o laboratório móvel voando pela atmosfera marciana com a ajuda de paraquedas.

O jipe-robô Curiosity e seu paraquedas foram fotografados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona)


O Curiosity pousou no planeta na madrugada desta segunda-feira (6) – às 2h33 de Brasília. Agora, deve passar um ano marciano (dois da Terra) pesquisando sinais que indiquem se o planeta já teve condições de abrigar vida.
Os controladores da missão da Nasa aplaudiram e gritaram com entusiasmo quando receberam sinais confirmando que o jipe-robô sobreviveu à perigosa descida no céu marciano e aterrissou são e salvo no fundo da vasta cratera Gale, no hemisfério sul, perto do equador.
FONTE:G1